quarta-feira, 1 de setembro de 2010

Crianças percebem as mensagens da publicidade

Essa vai para aqueles que ainda duvidam que a publicidade atinja o público infantil. Foi realizada pela Turner International do Brasil, uma pesquisa entre, ao todo, 480 crianças (entre seis e quinze anos) no período de Abril e Maio deste ano, com o objetivo de verificar o grau de percepção das propagandas pela garotada . A pesquisa fez o uso da tecnologia Eye- Tracking (uma aparelho acoplado à TV e que permite a visualização dos pontos mais observados durante a visualização de um vídeo) e ainda contou com o método Trace (ferramenta em que a pessoa fica com a mão no mouse e o posiciona para direita nas partes mais agradáveis e para a esquerda nas menos interessantes).
Foi constatado assim, que a parte que mais chama a atenção da molecada foi a comunicação direta, realista, bem humorada, contraste de cores, efeitos especiais e ação . Porém, nem tudo são flores na publicidade infantil, letras no rodapé, cenas de guerra, textos longos, poluição visual, propagandas mentirosas, mensagens esnobes e manipulação são consideradas extremamente desagradáveis pelo público em questão.
Vale lembrar que o estudo já foi apresentado a publicitários de alguns estados como São Paulo, Ro de Janeiro e Porto Alegre e para entidades como a Abap (Associação Brasileira de Agências de Publicidade) e a Apa (Associação Brasileira de Anunciantes). Outras empresas como Renner, McDonnald's e Kellog's também tiveram acesso à pesquisa. É a publicidade quebrando mais barreiras e provando que pode atingir qualquer público, seja ele adulto ou infantil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário