quinta-feira, 26 de agosto de 2010

Dicas para montagem de porfólio

Lendo, um dia desses, o manual do estagiário de Eugênio Mohallem, percebi que um dos assuntos mais destacados foi a montagem do portfólio. Aliás, o portfólio é um dos principais trunfos (se não o principal) para o estagiário conseguir a tão sonhada e disputada vaga em uma agência. Eu concordo em número e grau com tudo que disse o mestre Mohallem, porém gostaria de acrescentar (mesmo reconhendo ter uma experiência absurdamente mínima se comparado ao mesmo) algumas dicas que pude perceber durante minha curta carreira como publicitário.
O primeiro de tudo é escolher as suas melhores peças.Mas quais são as melhores? Como vou conseguir ter exatidão em criticar as minhas próprias peças? Essa é uma dúvida que muita gente consegue tirar de letra, mas no meu caso ( e de muitos) que sou bastante indeciso, essa parte é realmente preocupante. O primeiro passo, na minha humilde opinião de estagiário, é mostrar as peças que você acredita ter bastante potencial, para pessoas que você acha que saque do assunto. Mas não se contente com apenas uma única opinião, aliás o publicitário,mas que ninguém, sabe que seu poder de convencimento deve extender-se ao maior número possível de pessoas. Depois de ter suas peças avaliadas, selecione as piores, e as exclua se você (mesmo sem elas) obtiver dez peças para pôr no seu portfólio. "Mas peraí, Maurício?" Vocês devem estar se perguntando:" Simplesmente excluir?". Não. Definitivamente não precisa ser tão radical. Se alguma dessas peças que não fez tanto sucesso com a opinião alheia, mas mesmo assim você sentir alguma vibe positiva nela e achar que mesmo assim ela pode vir a ganhar Leão em Cannes, selecione-a para seu portfólio, pois apesar da opinião dos outros ser sempre é importante, o publicitário deve seguir seus instintos sempre que valer a pena.
Para finalizar o post:quando você tiver selecionado as suas dez melhores peças, siga os conselhos do maior redator da publicidade brasileira, ponha a sua melhor peça como a primeira, e depois siga essa ordem: a décima, a nona, a oitava em diante e deixe a segunda melhor como a última peça.
É isso aí galera esperta, espero que esse post tenha de alguma forma os ajudado a montar o portfólio de vocês. Resta lembrar, que apenas fiz um complemento do "Manual do Estagiário" de Eugênio Mohallem. Para quem quiser conferir, segue abaixo o link abaixo, lembrando que é muito, MUITO válido.
Saudações Sapianas.


http://ccsp.com.br/manualdeestagiario/


Maurício Alfradique, redator da Sapiens Niterói.

Nenhum comentário:

Postar um comentário