terça-feira, 27 de julho de 2010

Grande ou Grandioso

Muito publicitário tem como referência o Twitter. Todo o resto você acha de lá. Hoje estava olhando o meu e me deparei com um link que o @d_xavier retuitou. O link era http://pedrogravena.posterous.com/grande-ou-grandioso e levava para o blog do Pedro Gravena. Segue o grandioso texto que estava lá:


"Depois de algum tempo trabalhando com inovação, passei a ser uma espécie de consultor para assuntos impossíveis. Confesso que isso era divertido no começo, porque o pessoal aparecia com todo tipo de projeto para pedir minha opinião e ver a viabilidade. Apareciam coisas desde "acabar com a fome no mundo", passando por mudar a pergunta inicial do Twitter de "O que vc está fazendo agora" para "O que vc está - comendo, bebendo, qualquer coisa que possa parecer um slogan - agora", até "fazer um eclipse solar artificial".


A resposta foi sempre a mesma: dá pra fazer sim (porque tecnicamente, e com uma montanha de dinheiro, sempre dá-se um jeito), mas pra quê mesmo você está querendo fazer isso?

A idéia era fazer a própria pessoa que estava pensando tão grande, ver que as vezes não é necessário fazer um eclipse do sol pra vender protetor solar.


Não sei exatamente em que momento essas coisas começaram a acontecer, mas sei que foi num momento onde as pessoas entenderam que um anuncio ou filme não eram suficientes e que era preciso pensar grande.


Exageros a parte, vou contar uma história pra passar exatamente o pensamento que quero.

Quando comecei a pintar, eu queria fazer algo grandioso, importante, memorável. Foi aí que me perdi. Na minha confusão inicial, comecei a confundir o tamanho do quadro com importância do trabalho. Eu via nos museus, quadros grandes, com ampliações gigantescas e que me faziam sentir pequeno diante daquilo. Sem entender direito o proporção das coisas, fui aumentando gradualmente o tamanho das minhas telas. Até que um dia me peguei subindo um quadro pela janela do sétimo andar. A tela era tão grande que não cabia no elevador, então puxei pela janela como se fosse um piano de calda, achando que finalmente, quando eu pintasse aquilo, iria mostrar todo o poder da minha criatividade.


Pintei, e quando vi o quadro pronto, pude entender que ele era grande mas não grandioso. Foi trabalhoso, complexo, demorado, mas não me dava a sensação de ser grandioso. Parei pra tentar entender o que eu tinha feito de errado, e lembrei que o quadro mais grandioso que já tinha visto era a Monalisa, que não é maior do que uma folha A3.


Eu tinha feito algo grande, mas estava longe de ser grandioso.


Assim como meu quadro, esses caras que vinham me consultar estavam perseguindo o objetivo errado. Se iludiam achando que se fizessem algo grande, ele se tornaria grandioso por uma simples transferência de escala. Existiu e ainda existe uma miopia, por outro lado, nas agência e clientes, que tendem a achar que os problemas de comunicação da marca, não podem ser resolvidos simplesmente com um App de iPhone, ou uma peça de teatro, e se recusam a apresentar esse tipo de solução.


Na maioria das vezes, você é "forçado" a pensar um anúncio, um filme, um site, uma campanha de banners pra maquiar ali dentro o seu App de iPhone, que na verdade sozinho resolveria a parada, mas ninguém tem a coragem suficiente em apostar nisso.


Um exemplo disso é o ultimo GP de integrated LiveStrong com a Nike e W+K, fizeram filme, banner, intervenção, etc, quando somente o Chalckbot era suficiente. Na verdade depois que você vê o robô, nem lembra que existia um filme, banners, etc.


Não quero de maneira nenhuma ser simplório, quero ser simples.


Acredito sim que você deve fazer um puta estudo de reposicionamento de marca e chegar a conclusão que a solução é um App de iPhone ou uma peça de teatro, porque não?

Acredito que o case do TwelpForce (da Best Buy e Crispin) GP de titanium desse ano, ilustra muito que quero dizer.


Sim, faça um estudo gigante de reposicionamento do marca.

Sim, pense numa maneira de envolver cada consumidor.

Sim, pense grandioso.

Sim, proponha uma solução simples.

Sim, faça o cliente entender a grandiosidade, e não a escala da sua proposta.

Sim, você pode ganhar Titanium com isso."

Nenhum comentário:

Postar um comentário