quarta-feira, 28 de outubro de 2009

Publicidade Up-to-date


Excelente palestra do Diretor de Arte da McCann Erickson Gustavo Silva. O tema foi publicidade Up-to-date com foco em Buzz marketing e Cannes 2009.


Alguns dos melhores cases apresentados foram esses:



Transformar Chicago em Gotham City, esse foi o job que deu surgimento a esta campanha que é um dos melhores exemplos de crossmidia na minha opinião. Para dar vida ao filme foram necessários sites ficticios do candidato Harvey Dent, guerrilhas que colocavam o bat-sinal e indicações para as próximas etapas com um holofote em um prédio. Ações como essa resultaram em pessoas por todos os Estados Unidos fazendo passeatas com cartazes apoiando a candidatura do Harvey Dent, pessoas vestidas de Batman mandando vídeos, perfis e vídeos na internet pixados pelo Coringa e pessoas com a cara pintada em plena luz do dia.



O que é mais importante para você? Seus amigos ou comer um Whopper?(sanduiche do Burger King semelhante ao BigMac) Pensando no amor que as pessoas sentem pelo sanduíche, foi criada uma campanha onde a cada 10 amigos que fossem deletados do seu Facebook você ganhava um Whopper. Resultado: 233906 amigos foram deletados e notificados disso com uma mensagem que dizia que ele tinha sido trocado por um Whopper. Campanha arriscada porém genial que mostra maneiras diferentes de se usar uma rede social para propagar uma marca.



Flash Mobs tem chamado mais atenção a cada dia. Vídeos que rolam na internet como o do cara que pede a namorada em casamento na disney ou do pessoal dançando no metrô chamam a atenção não só dos publicitários que estão procurando maneiras novas de se comunicar mas também de qualquer um que tem acesso ao youtube. Uma nova forma de vender seu produto sem usar das mídias que já saturam o consumidor.



A campanha da Phillips Cinema é um excelente exemplo de como usar uma idéia batida se consegue fazer algo diferente e chamar atenção. O conceito de que com uma tv wide(ou no caso cinema) você vê mais já foi usado em inúmeras campanhas, boas e ruins, mas foi explorado pela Phillips com uma produção trabalhosa e recompensadora, que acabou causando discussões pela internet de como teria sido feito até algumas semanas depois quando lançaram um vídeo com o making of.

Nenhum comentário:

Postar um comentário